Confira as regras da Declaração do IRPF 2017.

O prazo de entrega vai de 2 de março a 28 de abril de 2017

A Receita Federal anunciou em coletiva de imprensa as principais novidades e regras do Imposto de Renda das Pessoas Físicas para este ano. Entre as inovações está a atualização automática do programa gerador de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física – PGD IRPF. Agora é possível atualizar a versão do aplicativo, sem a necessidade de baixar o programa. A atualização poderá ser feita automaticamente ao abrir o PGD IRPF 2017 ou pelo declarante, por meio do menu – ferramentas – verificar atualizações.

Além disso, em relação à inclusão de CPF para dependentes na DIRPF, a obrigatoriedade passa a ser a partir dos 12 anos ou mais, completados até a data de 31/12/2016, conforme Instrução Normativa RFB nº 1688, de 31/1/2017.

A entrega da declaração também poderá ser feita sem a necessidade de instalação do Receitanet. O programa Receitanet foi incorporado ao – PGD IRPF, não sendo mais necessário sua instalação em separado. Esse ano o sistema também irá recuperar os nomes ao digitar o número do CPF ou CNPJ.

Segundo o auditor-fiscal Joaquim Adir, supervisor nacional do IR, a expectativa é de que 28,3 milhões de contribuintes entreguem a Declaração do IRPF 2018.

O prazo de entrega vai de 2 de março a 28 de abril de 2017 e o programa para preenchimento da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física de 2017, referente ao ano-calendário de 2016, estará disponível para download a partir de 23/02/2017 no site da Receita Federal.

Vale lembrar que a partir do dia 23 de fevereiro o rascunho da declaração ficará disponível apenas para importação de dados, retornando às demais funções no dia 2 de maio, já como rascunho da declaração de 2017.

Saiba mais sobre as regras do IRPF 2017

Fonte: Site Receita Federal do Brasil: https://idg.receita.fazenda.gov.br/noticias/ascom/2017/fevereiro/confira-as-regras-da-declaracao-do-irpf-2017

 

Junta Comercial de Santa Catarina faz palestra sobre o programa Junta digital no Sescon GF.

O presidente da Junta Comercial de Santa Catarina, sr. Julio Cesar Marcellino Jr., juntamente com os funcionários da JUCESC envolvidos com a implementação do Programa Junta Digital, estiveram na tarde de hoje (22/02) no auditório do Sescon GF para realizar palestra sobre as alterações relacionadas aos procedimentos do programa.

No evento foram discutidos os temas: Contrato padrão; melhorias e evoluções nas integrações com órgãos envolvidos no registro e legislação de empresas; via única e o programa Junta Digital.

A palestra teve cunho social e todo o valor das inscrições será revertido para a Ação Social de Páscoa do SESCON GF com as crianças assistidas pela AEBAS – Associação Evangélica Beneficente de Assistência Social.

O presidente da JUCESC, Júlio Marcellino agradeceu a oportunidade oferecida à Junta, pois em contato direto com os contabilistas, puderam explicar algumas ações e projetos para 2017, entre os quais o principal a implantação do programa junta digital, pois o mesmo não se limita apenas a mudanças em termos tecnológicos mas exigirá uma mudança de paradigmas em relação a todos os fluxos administrativos, na medida, que serão trocados aos poucos os atendimentos de balcão pelo contato virtualizado.

Segundo Júlio, todo e qualquer usuário poderá deflagrar abertura de empresas, fazer alterações contratuais ou efetuar qualquer ato de registro mercantil virtualmente por meio do portal, não havendo mais a necessidade do usuário se deslocar até os balcões da junta. O software do projeto já foi implantado e neste momento a JUCESC está implantando nos setores administrativos internos.

Além das informações sobre o programa, a equipe da JUCESC levou da palestra, informações e sugestões sobre demais atividades vinculadas ao setor contábil para que possam ter melhorias. A equipe fez todas as anotações e segundo o presidente Júlio serão debatidas em reuniões internas.

 

IMG-20170222-WA0024 IMG-20170222-WA0026 IMG-20170222-WA0031 IMG-20170222-WA0035 IMG-20170222-WA0042

Sescon GF visita município de Garopaba e leva solicitações dos associados da região.

No período da tarde de hoje, foi a vez de visitar o prefeito Paulo Sérgio de Araújo no município de Garopaba e o Sr. Nilton Raupp vice-prefeito. Da mesma forma que em Paulo Lopes foi entregue o ofício com as reivindicações dos associados da região onde as principais solicitações foram sobre o ISS fixo, emissão de alvará, criação do alvará digital e integração dos dados com os documentos do REGIN automático.

O prefeito comprometeu-se em março verificar a possibilidade de ajuste da legislação do ISS fixo da região. Na ocasião o vice prefeito Nilton também se comprometeu em após o carnaval acompanhar de perto as ações para soluções das reivindicações feitas pelo Sescon.

Confira o ofício e acompanhe as ações de representatividade do Sescon GF para as regiões representadas.

16831092_685045778341601_152287649024430430_n Sescon1 Sescon2

Sescon GF visita prefeitura de Paulo Lopes e cobra ações para emissão de alvará.

Na manhã de hoje o Sescon GF deu continuidade as visitas aos prefeitos das regiões representadas. A visita foi feita na prefeitura de Paulo Lopes onde fomos recebidos pelo prefeito Sr. Nadir Carlos Rodrigues e o Secretário de Administração Sr. José Antonio Rogério. Representando o Sescon GF estavam presentes, o presidente sr. Fernando Baldissera, o diretor de assuntos políticos sr. Marcos Cardoso, o diretor de tecnologia sr. Huribi Alexandrina, o associado da região Sr. Anderson Antônio da Emsercon Contabilidade e o diretor regional Vanio Amorim que trouxeram as solicitações levantadas pelos associados, na reunião regional realizada dia 21/02. O principal assunto abordado na reunião foi as regras para emissão de alvará.

Veja o conteudo do ofício na íntegra.

20170222_110542 20170222_110254