Flexibilidade nos estudos

EaD traz facilidade e benefícios para as pessoas que buscam capacitação

Com os avanços da tecnologia e da internet, profissionais e estudantes possuem outra opção de formação educacional e capacitação, além da presencial. O ensino a distância (EaD) traz facilidades e benefícios para as pessoas que buscam flexibilidade em suas rotinas de trabalho e estudos.

Uma das vantagens do EaD é otimização do tempo, pois os alunos não o gastam com deslocamento e ainda podem escolher o horário de estudo. Contudo, para o diretor de Educação e Cultura do Instituto Fenacon, Edison Rodrigues, os alunos devem criar um planejamento com dia e horário para assistir às aulas, tornando o processo mais produtivo. “Somos todos responsáveis por nossa formação, portanto, o ensino precisa ser levado a sério. O aprendizado será útil em algum momento da vida”, disse.

O ensino presencial exige certa frequência e cumprimento de carga horária por parte dos alunos. Já no ensino a distância, os estudantes possuem mais autonomia e podem seguir um ritmo de aprendizagem próprio com uma rotina de estudos adaptada às suas necessidades, sem mencionar que não é necessário alunos e professores estarem juntos fisicamente no mesmo ambiente ou horário.

Rodrigues ressalta que os ensinos a distância e presencial possuem a mesma qualidade, porém o EaD permite horários mais flexíveis de estudo. “As pessoas também estão habituadas com a utilização de redes sociais e internet, o que justifica o aumento da procura por essa modalidade de ensino”.

De acordo com o presidente do SESCONGF, Darley Grando, o ensino a distância é uma modalidade em ascensão no Brasil, pois os alunos possuem diferentes ritmos de aprendizagem e, muitas vezes, ficam impossibilitados de frequentar sala de aula. “Graças ao EaD, pessoas que antes não tinham condições de comparecerem à sala de aula podem fazer cursos de capacitação e até mesmo obter um diploma de nível superior reconhecido pelo MEC com comodidade e o mínimo de deslocamentos. Então, para as rotinas atarefadas, o EaD se torna uma tendência pela flexibilidade de local, data e horário”, destacou.

Uma pesquisa do Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep), órgão vinculado ao MEC, mostrou que o ensino presencial apresentou queda anual nas matrículas em comparação ao ensino a distância,que teve expansão de 17,6% no passado.

Além disso, mais de dois mil cursos foram ofertados nessa modalidade, um aumento de 26,8% de crescimento em relação a 2016. “O crescimento do ensino a distância acompanha o aumento do uso dos meios digitais nas nossas atribuições diárias. Os espaços on-line oferecem comodidade, interação e a possibilidade de transmitir conhecimento e conteúdos interessantes. O EaD tem se mostrado uma poderosa ferramenta de acesso à educação de qualidade”, disse o presidente do SESCON GF.

UniFenacon

A Universidade Corporativa da Fenacon oferece vários cursos a distância nas áreas administrativa, financeira e contábil das empresas. O objetivo é fomentar a capacitação técnica e a atualização profissional com conteúdos exclusivos e temas atuais.

“A UniFenacon possui credibilidade, não só por se empenhar em desenvolver um trabalho sério e de qualidade, como pelo fato de estar ligada à Fenacon, que congrega categorias específicas e portanto tem expertise na hora de decidir temas que são de grande interesse para este público, além de ser útil também para qualquer pessoa com o objetivo de obter acesso a informações atualizadas”, explica o diretor Edison Rodrigues.

Os cursos a distância da UniFenacon são credenciados com pontuação no Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Os estudantes, além de atualizar e adquirir conhecimento, também ganham pontos no Programa de Educação Profissional Continuada.

Todo material é produzido exclusivamente pela Universidade Corporativa. Os temas escolhidos são trabalhados por uma comissão e as videoaulas são gravadas em estúdios com estrutura e equipamentos modernos, garantido a alta qualidade dos vídeos produzidos.

Novos sistemas Redesim ajudam a diminuir o Tempo de Abertura de Pessoa Jurídica no Brasil.

Receita Federal disponibiliza consulta CNPJ por nome no Portal da Redesim

A Receita Federal disponibilizou, no Portal da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), uma consulta à base Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) que pode ser parametrizada por nome empresarial, nome fantasia, UF e situação cadastral.

Para utilizar o serviço basta acessar o Portal da Redesim, no endereço www.redesim.gov.br, e realizar o login na área do usuário. Caso a pessoa ainda não possua uma conta na área do usuário da Redesim, é só realizar o cadastro online. É bem simples.

Esse é só o primeiro serviço oferecido. Novas funcionalidades que facilitarão a vida do cidadão empreendedor já estão programadas e serão ofertadas em breve. Não deixe de acompanhar. A Receita Federal seguirá contribuindo para a melhoria do ambiente de negócios e da competitividade do País.

Um dos objetivos de Resultado do Mapa Estratégico 2016-2019 da Receita Federal é “Contribuir para a melhoria do ambiente de negócios e da competitividade do País”.

Hoje, quase metade dos processos de abertura de pessoa jurídica no Brasil são concluídos em até três dias, para negócios considerados de baixo risco. A Receita Federal, em articulação com diversos outros órgãos que compõe a Redesim, tem implementado sistemas que estão favorecendo a diminuição do tempo de abertura dessas pessoas jurídicas.

A Receita Federal, em seu papel de Integrador Nacional desta grande Rede, desenvolveu um sistema que monitora os tempos do processo de constituição das pessoas jurídicas, denominado Portal de Gestão e Monitoramento da Redesim, além de ser possível discriminar por atividades econômicas e por períodos diversos, a partir de janeiro de 2017.

A aferição do perfil de tempo para abertura das pessoas jurídicas no Brasil, em setembro e outubro de 2018 foi o seguinte:

•        48% das pessoas jurídicas são constituídas em até 3 dias;
•        22% das pessoas jurídicas são constituídas entre 3 e 5 dias;
•        11% das pessoas jurídicas são constituídas entre 5 e 7 dias;
•        19% das pessoas jurídicas são constituídas em mais de 7 dias.
Fonte: Portal de Gestão e Monitoramento da Redesim: (acesso em 12/nov/2018)
https://www.redesim.gestao.receita.fazenda.gov.br/monitoramento-web/private/tempo_ato_cadastral.jsf

O objetivo é que o processo de abertura de pessoas jurídicas para baixo risco fique em até 3 dias. Nessa situação, são duas etapas para completar o processo:

Etapa de Viabilidade – momento em que o empresário especula, junto à Prefeitura do Município, se seu empreendimento pode ser realizado naquele endereço com as atividades econômicas pretendidas e, também, se o nome escolhido para a futura empresa pode ser utilizado.

Etapa de Registro e Inscrições Tributárias – após a aprovação da Viabilidade do seu negócio o empresário preenche os demais dados necessários à constituição da empresa, recolhe taxas para o registro e obtém os números constitutivos da empresa: CNPJ, Registro e demais inscrições tributárias do Estado e do Município se estes estiverem integrados ao processo.

Recentemente o Doing Business divulgou seu relatório anual e o índice apontado para abertura de empresas no Brasil foi de 20,5 dias. Essa percepção tende a diminuir ainda mais na medida em que os produtos previstos pela Redesim venham a ser entregues.

Conheça mais sobre a Redesim em www.redesim.gov.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional RFB