Mais de 778 mil catarinenses já entregaram a declaração do IRPF

A Receita Federal recebeu 778.180 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2020 no Estado de Santa Catarina até as 12 horas desta segunda-feira, 1º de junho. Volume representa 54,4% do total de 1.430.000 documentos esperados em Santa Catarina.

O prazo de entrega da declaração é de 2 de março até 30 de junho.O vencimento das cotas também foi prorrogado. A primeira cota vence no dia 30 de junho de 2020, enquanto as demais vencem no último dia útil dos meses subsequentes. Bom frisar também que a exigência de se informar o número constante no recibo de entrega da última declaração de ajuste anual foi retirada.

As mudanças objetivam evitar aglomerações de contribuintes no atendimento da RFB, bem como em empresas ou instituições financeiras, de modo a contribuir com o esforço governamental de diminuir a propagação do novo Coronavírus.


As orientações sobre a Declaração do IRPF 2020 estão disponíveis no site!

Live SESCON GF recebe presidente em exercício da Jucesc

Na próxima quinta-feira, 04 de junho, o SESCON GF realiza mais uma Live com assunto relevante para o setor contábil. Nesta edição a convidada é a presidente em exercício da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), Renata da Silva Wiezorkoski. Ela falará sobre os novos procedimentos digitais e as alternativas implementadas para atendimento da Junta.

A Live começa às 13h30min no Instagram do SESCON GF e você poderá deixar a sua pergunta no chat durante o debate!

O que? Live As Novidades da Jucesc durante a Pandemia
Com quem? Presidente em exercício da Jucesc, Renata da Silva Wiezorkoski
Quando? Quinta-feira, 04 de junho, às 13h30
Onde? Instagram do SESCON GF (@sescon_gf)

Receita Federal prorroga flexibilização de regra para entrega de documentos

A Receita Federal estendeu até o dia 30 de junho a regra que flexibiliza a entrega de documentos por conta do estado de emergência de saúde decorrente da pandemia do novo coronavírus. A Instrução Normativa RFB nº 1.956/2020, publicada em edição extra do Diário Oficial da União de hoje, permite a entrega de cópias simples de documentos, em formato digital ou físico, sem que seja obrigatória a apresentação do documento original até o final do semestre.

Cabe aos servidores da Receita Federal conferir a autenticidade do documento mediante pesquisas junto aos órgãos responsável pela sua emissão, e outras diligências que sejam necessárias. Espera-se que com a medida diminua a necessidade da presença dos cidadãos nas unidades da Receita Federal, diminuindo a possibilidade de contágio do vírus,

O público deve consultar a página da Receita Federal na Internet para verificar os canais de atendimento definidos para cada serviço solicitado. Alguns serviços estão disponíveis para entrega de documentos em cópia simples, definidos pelas superintendências de sua jurisdição.